segunda-feira, 29 de março de 2010

TECNOLOGIA

O autor coloca que o avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o homem, dos quais o principal foi tornar o
trabalho mais fácil e mais produtivo.
Tecnologia é o conjunto de princípios, métodos, instrumentos e processos cientificamente determinados que se aplica especialmente à atividade industrial, com vista à produção de bens mais eficientes e mais baratos. o conceito de tecnologia engloba, todas as técnicas e seu estudo.
Pode-se definir tecnologia também como a aplicação das descobertas da ciência aos objetivos da vida prática. De fato, a ciência tem um importante papel no desenvolvimento tecnológico, mas nem toda a tecnologia depende da ciência, pois a relação entre ambas atravessou estágios.
A evolução tecnológica revela a cada momento de sua história, uma profunda interação entre os incentivos e oportunidades que favorecem as inovações tecnológicas e as condições socioculturais do grupo humano no qual elas ocorrem.
A necessidade social determina que as pessoas desejem destinar recursos á aquisição de um objeto e não de outra coisa. O objeto da necessidade pode ser uma ferramenta de corte mais eficiente, um novo meio de utilizar combustíveis ou fontes de energia já que as necessidades militares sempre serviram de estímulo á inovação tecnológica, pode tornar a forma de armas mais potentes.
Os recursos sociais são igualmente indispensáveis para que uma inovação seja bem-sucedida. Muitas invenções fracassam pelo fato de não haver recursos sociais indispensáveis para sua realização capital, materias-primas e mão-de-obra qualificada.
Um ambiente social favorável é aquele em que os grupos sociais dominantes estão preparados para se empenhar na defesa da inovação tecnológica, não há dúvida de que a existência de grupos importantes interessados em incentivar o trabalho de inventores e de aplicar suas ideias foi sempre um fator determinante da evolução tecnológica.
Em qualquer estudo histórico dessa evolução se torna inquestionável a existência de um elemento progressivo na tecnologia, em geral, evolui de forma cumulativa, à medida que cada nova geração herda da anterior o estoque de técnicas sobre a qual trabalhará se sentir necessidade e se as condições sociais permitem. O nascimento da tecnologia não pode ser dissociado do próprio surgimento do homem no planeta. Setenta mil anos antes da era cristã, o homem de Neandertal já apresentava um grau de especialização que lhe permitia materiais encontrados para auxilia-lo na sobrevivência depois de vários milênios de sociedades tribais dedicadas à caça, à pesca e à coleta de frutos, deu-se a primeira grande evolução tecnológica da história. As vezes chamada de revolução neolítica, essa fase marca a transição, ocorrida em algumas comunidades humanas mais favorecidas pela geografia e pelo clima, do nomadismo selvagem característico do longo período do paleolítico para um modo de vida mais estável, baseada na pecuária e na agricultura.
Achamos que o texto foi bom, pois ele trata sobre a tecnologia e seus avanços dizendo também que ela trouxe muitos benefícios para o homem e que cada ano que passa ela vai se inovando e temos que aprender a lidar com isso.

REFERÊNCIA

NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. Tecnologia. V. 14. São Paulo. Encyclopaedia Britaneca do Brasil Publicações, 1999, p. 11-16

Nome: Jéssica Arnt e Sônia Jahn